terça-feira, 3 de novembro de 2009

Actualizando o Sistema

Depois da frenética semana em que lançaram a actualização do Windows para a versão 7, e do Ubuntu para a versão 9.10 Karmic Koala, chega a hora de actualizar para muita gente.

Para mim, foi passar de Ubuntu 9.04 Jaunty Jackalope para 9.10 Karmic Koala (não me perguntem o raio dos nomes... até eu por vezes me confundo quando quero saber a minha versão nos repositórios...).

Como em quase todas as actualizações, desta feita não correu muito limpo para mim.
Começou pela habitual dor de cabeça para pôr a placa gráfica a bombar direito, por causa da habitual actualização do Kernel do sistema.
Depois, as diversas tentativas para iniciar o sistema, verificando-se melhoras significativas entre reinícios.
Finalmente, fui afectado por três bugs.
Mas desengane-se quem olha para este artigo e pensa que estou a dizer mal...
Nada disso... serve apenas para reforçar um conceito.
A cada reboot a estabilidade melhorava porque o próprio sistema foi aprendendo consigo mesmo, onde estava a ter problemas.
E três dias depois de ter reportados os bugs indicados, surge uma actualização para os pacotes afectados, que corrige essas anomalias.
E isto só é possível na grande comunidade de software livre, que é o Unix, no seu mais actual e divulgado sistema Linux.
Nesta comunidade há sempre alguém disposto a estabilizar o sistema a troco de absolutamente nada.
Cada actualização de segurança é publicada num máximo de três dias após ter sido detectada, e em poucas horas a maioria das máquinas passa a estar invulnerável a essa ameaça.
No sistema da concorrência, sabemos lá onde vão parar os nossos relatórios de erros, e correcções? No mínimo ao fim de dois meses... e se você um problema no sistema operativo, a solução é... comprar um novo computador e um serviço de suporte da Microsoft onde nos indicarão que temos de voltar a comprar outro computador novo, porque o que acabámos de comprar... tem um bit a menos que a mais recente tecnologia de ponta, não permitindo instalar a versão que corrige todos os erros anteriores...

0 opinaduras: