sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

Ande de transportes, seja amigo do ambiente!

É o lema que nos tentam impingir.
Mas todos sabemos o quão penoso e incómodo é viajar neste país em transportes públicos: sempre atrasados, sempre em quantidade insuficiente, sempre com hórarios pouco apropriados ou sempre sem horário nenhum.
Um belo exemplo, foram os meus planos trocados no regresso a casa, por o autocarro habitual, nem ter aparecido na paragem nem antes, nem depois da hora a que de lá o mesmo devia sair.
Quem lá ficou, acabou por apanhar o autocarro das 21h, mas o das 20:45, nem ve-lo, nem uma explicação, nem um pedido de desculpas.
Nesta terra, um conjunto de autocarros com quase 20 anos, recolhidos de uma qualquer sucata Alemã, por uma empresa cujo nome - Boa Viagem - em nada faz jus ao serviço que prestam.
A primazia do seu serviço, é evitar ao máximo qualquer carreira regular e sincronizada com a CP, para qualquer estação próxima de Alenquer: Azambuja, Carregado, Castanheira do Ribatejo.
E tudo, porque a 52€/mes de passe, ou 1,95€ por viagem para Vila Franca de Xira, é de longe mais lucrativo do que seria deixarem as pessoas na estação do Carregado.
Temos de esperar, ao frio, à chuva ou no meio de um calor abrasador, em paragens que não têm as menores condiçoes para nos abrigar dos elementos, e os mesmos chegam sempre atrasados, sem qualquer justificação, sem qualquer pedido de desculpas.
Mas se por acaso o comboio se atrasar um minuto, e formos a correr para o autocarro que se encontra a 5 metros da paragem, há condutores que em vez de abrirem a porta, ainda param somente para baterem no relógio e nos dizerem, connosco à porta da viatura, que têm um horário a cumprir e não nos podem abrir a porta.
Ou casos como um outro que estava eu a preparar-me para entrar no autocarro, olho para o lado para dizer adeus à minha Flor, e o estupor arranca com o autocarro, preparando-se para fechar a porta.
Quando questionado, responde-me com ar de gozo que tinha um horário a cumprir.
Perdeu o sorriso na cara, quando lhe disse que assim sendo, eu teria uma reclamação contra ele a cumprir.
Por vezes pergunto-me se fiz mal não ter perdido preciosos minutos da minha vida a reclamar contra o homem, e depois, contra a empresa.
Sim, contra o homem porque a empresa que o emprega não é responsável pelas palavras nem pela atitude dele.
Depois contra a empresa, por tudo o que já havia acontecido noutras ocasiões.

0 opinaduras: