São muito poucas as pessoas para quem o título deste post tem algum significado.
Para essas poucas, nada do que aqui virei escrever será novidade e concordarão comigo se aqui apelar a todos aqueles a quem a frase nada significa além do que está escrito, seja na sua língua natural, seja na sua tradução literal, que não sabem o que perdem por não fazerem a menor ideia do verdadeiro sentido da frase.
Creio até, que pela mão das publicações Europa-América, esta frase foi violentamente traduzida para NÃO ENTRE EM PÂNICO ou até mesmo NÃO PANIQUE (vá, deixem lá de lado a marca dos folhados, que essa é com K).
Mas para esses que não conhecem, tomo a liberdade de explicar:
Esta frase encontra-se impressa em letras grandes e amigáveis na capa de um dispositivo que é o supra sumo da sabedoria universal, o compêndio enciclopédico que através de artigos incoerentes e anedotas humorísticas contadas na terceira pessoa, ilustra como funciona o universo para quem anda à boleia pela galáxia, tendo até, já suplantado a Grande Enciclopédia Galáctica, como repositório de toda a sabedoria, apesar de todas as omissões e da totalmente inadequada informação das suas páginas, por duas razões de enorme peso:
- Por ser ligeiramente mais barato
- Por ter as palavras atrás enumeradas impressas na capa
Uma obra de ficção, infelizmente um muito desconhecida no nosso país, que teve direito a um filme um pouco pobrezinho, mal adaptado e descabido e que pode ser encontrado na nossa língua, com todos os erros derivados da tradução (não só no título...) como "À boleia pela Galáxia" quando o mesmo significa "Guia para quem anda à boleia pela Galáxia".
Um tal marco mundial, que muitas das coisas existentes, produtos até, se inspiraram nesta obra para os seus nomes, símbolos, etc, como a Babelfish, empresa de tradução online (nome, símbolo e conceito do serviço que prestam, em tudo idênticos aos da obra de ficção, excepto que o seu produto não encaixa no interior do ouvido), IBM Deep Thought e IBM Deep Blue (em homenagem ao Deep Thought), o dia da toalha a 25 de Maio (http://www.towelday.org/) e até mesmo na música dos Radiohead "Paranoid Android" em homenagem a Marvin, the Paranoid Android, ou até mesmo o programa de mensagens instantâneas Trilian (em homenagem a Trilian ou Tricia Macmilan).
Hum... Algo me diz que não acreditam ou não fazem a ideia do quão grandiosa esta obra é... é infelizmente apenas um sinal que esta obra, como tantas outras grandiosas obras, não foi convidada a entrar no nosso país, e por isso, deixo-lhes um desafio:
- vão ao google e colem lá a seguinte frase, tal como está bastando copia-la daqui: what is the answer to life, the universe, and everything?
- para os mais perguiçosos, carreguem aqui. Para compreenderem a resposta, sigam o 3º link, depois de confirmarem o resultado do número que a calculadora devolve.
0 opinaduras:
Enviar um comentário